Templates, dicas sobre como criar e personalizar seu blog no Blogger e Wordpress.

Dicas De Como fazer SEO para Blogger Facil

Embora o WordPress seja sempre apontado como a melhor plataforma para blogs, o Blogger é também uma ótima plataforma e possui recursos de SEO bastante interessantes. Quando utilizados de forma correta, esses recursos permitem uma disputa em igualdade de condições com outras plataformas.

 Dicas De Como fazer SEO para Blogger Facil

Por isso, mantenho o Gerenciando Blog no Blogger há mais de 4 anos. Neste artigo, você conhecerá os recursos de SEO que a plataforma oferece e aprenderá a utilizá-los para se destacar nas buscas do Google.


1. Título do blog e das postagens

O título do seu blog e de suas postagens é um fator importantíssimo de SEO. Títulos originais e provocativos atraem a atenção e podem fazer com que os usuários do Google escolham o seu link dentre tantos outros.

O Blogger define automaticamente a tag title do blog de acordo com o que você definir em “Configurações” / “Básico” / “Título”. Você pode adicionar também a descrição do seu blog ao título, bastando uma pequena alteração no HTML do seu template.



Já nas postagens, é utilizado como title o próprio título das postagens. É uma ideia interessante adicionar o título do seu blog ao final, o que também é feito com uma pequena alteração.

O código abaixo, que deve ser colocado na seção <head> do seu template em substituição ao código original (<title><data:blog.pageTitle/></title>), fará as duas alterações citadas nos parágrafos acima. Note que você deve colocar suas próprias palavras chave no trecho destacado em negrito.

<b:if cond=’data:blog.pageType == &quot;index&quot;’>
<title>Palavras-chaves – <data:blog.title/></title>
<b:else/>
<title><data:blog.pageName/> – <data:blog.title/></title>
</b:if>

2. Metatag description

A metatag “description” é utilizada em algumas situações pelo Google para mostrar um pequeno trecho do conteúdo de seu blog ou página nos resultados da busca. Por isso, definindo-a de maneira correta, também aumentarão suas chances de receber cliques nos resultados das buscas.

No Blogger, ela é definida em “Configurações” / “Preferências de pesquisa” / “Metatags”.



Ao definir uma descrição para seu blog, ela também será ativada para suas postagens, com o título “Descrição da pesquisa”, ao lado direito do editor.



3. URLs customizadas

A presença de palavras chaves na URL de suas postagens é outro importante fator de SEO. Por esse motivo, é importante que você sempre analise e defina corretamente a URL de todos os artigos que você escrever em seu blog.

Para modificá-la, basta utilizar a opção “Link permanente”, disponível na barra direita de opções do editor de postagens.



4. Heading tags

A estrutura de heading tags (ou cabeçalhos) também é importante para fins de SEO. O artigo Saiba como usar as Heading Tags explica muito bem o seu uso.

No Blogger, é possível controlar as tags H1, H2, H3 etc., definindo-as no CSS do seu template. Os bons templates já vêm com as tags definidas de forma correta, bastando escolher o “Formato” adequado ao escrever uma postagem.



5. Atributos ALT e TITLE em imagens

Ao utilizar imagens nas postagens, o Blogger permite que sejam definidos os atributos ALT e TITLE, que são essenciais para o bom ranqueamento das imagens na busca.

Utilizá-los é bem simples: basta selecionar a imagem no editor, clicar em “Propriedades” e preencher as caixas “texto do título” e “texto alternativo”.



6. Outros recursos

Além das funcionalidades citadas acima, que são as que têm maior impacto em SEO, o Blogger também oferece outros recursos na seção “Configurações” / “Preferências de pesquisa” que podem ajudá-lo a realizar o “ajuste fino” de suas configurações. Nos artigos abaixo é possível conhecê-los de forma detalhada:

SEO no Blogger: Robots.txt personalizado
SEO no Blogger: Tags de robôs personalizadas
SEO no Blogger: Página não encontrada
SEO no Blogger: Redirecionamentos personalizados

7. Otimização off-page

Todos os itens acima tratam da otimização on-page, que era uma das deficiências do Blogger até pouco tempo atrás. Felizmente, agora todos esses ajustes são possíveis.

Quanto à otimização off-page, não há desculpas: para o Google, não há diferenças da plataforma onde está o blog. Os backlinks são tão importantes no Blogger quanto em qualquer outra plataforma. Mas, se você quer evitar o preconceito que um domínio .blogspot.com pode causar, é simples resolver: basta configurar um domínio próprio em seu blog.



Conclusão

Diferente do que muitos pensam, é possível fazem um bom trabalho de SEO no Blogger. Os recursos apresentados neste artigo serão ótimo apoio para isso.

Mas, não custa nada lembrar: o primeiro e mais importante fator de ranqueamento sempre será o conteúdo original e de qualidade. E isso não depende em nada da plataforma onde ele é publicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário