Extrair Arquivos ZIP e RAR com o WinRAR

ADM
3

Ao se fazer downloads na Internet é muito comum que os arquivos venham “empacotados” e “compactados” em um arquivo com extensão .ZIP ou .RAR. Nesses casos você precisará “extrair” seus arquivos desse pacote antes de usá-los. Neste artigo você vai aprender por que isso acontece e como “descompactar” os arquivos que você baixou.

Por que os Arquivos vêm “Empacotados” em formato .ZIP ou .RAR

Existem basicamente dois motivos para que os arquivos que você baixa da Internet venham “Empacotados” no formato .ZIP ou .RAR:
  • Isso possibilita reunir diversos arquivos digitais em um único “pacote” de arquivos, ou seja, você pode baixar dezenas de arquivos de uma só vez em um único arquivo “empacotado”.
  • Os arquivos “empacotados” são “compactados”, ou seja, durante o processo de “empacotamento” os arquivos passam por um algoritmo “compressor” que consegue reduzir o seu tamanho. Dependendo do tipo de arquivo que está sendo “empacotado” pode haver uma redução de até 90% em seu tamanho.
Por esses dois motivos básicos é que muitos arquivos digitais que você baixa na Internet vêm “empacotados” em formato .ZIP ou .RAR, inclusive os templates

Como Instalar o Programa WinRAR

Se você fez o download de um arquivo com extensão .ZIP ou .RAR, será necessário “extrair” o conteúdo desse arquivo antes de poder usá-lo. Para isso você precisa de um programa (software) criado para essa finalidade. Eu recomendo o programa WinRAR que pode ser usado gratuitamente. Para baixar e instalar o WinRAR, acesse este endeço:
WinRAR em Português do Brasil
Após clicar no link acima, escolha “Executar” na caixa de download que aparecerá e aguarde o download. Após a conclusão do download, o Windows provavelmente lhe perguntará se você tem certeza que deseja executar esse arquivo. Clique em “Executar” novamente para confirmar. Será aberta a caixa de diálogo da Instalação do WinRAR. Clique no botão “Instalar” e na caixa seguinte clique no botão “Ok”. Finalmente clique no botão “Concluído” e o programa estará instalado em seu computador.

Como Extrair os Arquivos de um Pacote .ZIP ou .RAR

Depois de ter instalado o programa WinRAR, você poderá “extrair” facilmente os arquivos “empacotados” em formato .ZIP ou .RAR que você baixar da Internet. O modo mais fácil de fazer isso é o seguinte:
  • Abra o programa Windows Explorer. (No Windows XP você clica no botão “Iniciar”, depois em “Programas” – “Acessórios” – “Windows Explorer”.
  • Localize a pasta onde se encontra o arquivo .ZIP ou .RAR que você baixou da Internet.
  • Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo .ZIP ou .RAR e, no menu suspenso, selecione “Extrair Aqui”. O programa WinRAR será aberto e fará a extração de todos os arquivos que estão dentro do arquivo .ZIP ou .RAR, colocando esses arquivos na mesma pasta onde estava o arquivo original (.ZIP ou .RAR). Repare que os arquivos empacotados podem estar organizados em uma estrutura de pastas. Se esse for o caso, após a extração, os arquivos serão disponibilizados na mesma estrutura de pastas em que foram “empacotados”. A estrutura de pastas será criada a partir da pasta onde estava o seu arquivo original .ZIP ou .RAR.

Postar um comentário

3Comentários

Postar um comentário

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Accept !